DERROTA

Lula divulga novos decretos para o Marco Legal do Saneamento após acordo com o Congresso

Em abril desse ano, Lula havia decretado mudanças radicais para o Marco Legal do Saneamento, mas foi duramente barrado pelo Congresso Nacional.


Foi publicada, na edição desta quinta-feira (13) do Diário Oficial da União (DOU), uma ação do presidente Lula (PT) que cancelou dois decretos presidenciais de sua autoria, que criavam novas regras para o Marco Legal do Saneamento Básico. No mesmo documento foram criadas novas regras para o tema.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As medidas divulgadas no periódico nacional são o resultado de um acordo com o Congresso nacional, refletindo uma derrota para o atual governo Lula. Em abril desse ano, Lula havia decretado mudanças radicais para o Marco Legal do Saneamento Básico aprovado em 2022. Contundo o decreto petista foi alvo de um projeto de lei na Câmara dos deputados que anulava trechos desse decreto.

Continua depois da Publicidade

Com a iniciativa parlamentar, o presidente do senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), retirou a medida de pauta na Casa Alta, por intermédio do governo federal, via acordo. As críticas dos senadores pontuaram principalmente na facilidade que o decreto de Lula permitia de empresas públicas realizassem contratações de serviços sem licitação.

No lugar das regras revogadas, outras duas foram apresentadas pelo petista:

  • Dispõe sobre a prestação regionalizada de serviços públicos de saneamento básico, apoio técnico e financeiro, além de definir regras para destinação de recursos públicos federais e para financiamento de investimento no setor.
  • Regulamenta o estabelecimento da metodologia para comprovação da capacidade econômico-financeira dos prestadores de serviços públicos de abastecimento de água potável ou de esgotamento sanitário que detenham contratos em vigor, “com vistas a viabilizar o cumprimento das metas de universalização”.