POLÍTICA

Lula critica exigências impostas pela União Europeia para fechar acordo com Mercosul

Desde 1999 os dois blocos econômicos tentam construir uma aliança econômica e política.


O presidente Lula (PT) declarou na manhã desta sexta-feira (23) durante a Cúpula sobre Novo Pacto de Financiamento Global, realizada em Paris, na França, que as exigências impostas pela União Europeia (EU) para poderem finalizar as negociações com o Mercosul são uma “ameaça” ao bloco sul-americano, caso as exigências impostas no documento não sejam cumpridas.

Ricardo Stuckert/PR

Ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, Lula criticou as “duras sanções” impostas no acordo apresentado pelo bloco econômico europeu.

Continua depois da Publicidade

“Estou doido para fazer um acordo com a União Europeia, mas não é possível. A carta adicional feita pela União Europeia não permite que se faça um acordo. Nós vamos fazer a resposta, e vamos mandar a resposta, mas é preciso que a gente comece a discutir. Não é possível que nós temos uma parceira estratégica, e haja uma carta adicional que faça ameaça a um parceiro estratégico”, destacou.

Desde 1999, os dois blocos econômicos tentam construir uma aliança, e em 2019, foram finalizadas as negociações comerciais para a homologação do acordo. Entretanto, as questões políticas e de cooperação somente em 2021 foram finalizadas. Desde então, o acordo segue em revisão.