Relatório FFAA

Lula crítica Bolsonaro por usar as Forças Armadas no relatório de fiscalização das urnas eletrônicas entregue ao TSE

O petista também acusou o atual chefe do executivo de utilizar as Forças Armadas em uma situação “humilhante e deplorável” na questão da fiscalização das urnas eletrônicas.


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em seu discurso nessa quinta-feira (10) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, em Brasília, declarou que o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) precisa pedir desculpas às Forças Armadas (FFAA) pelo suposto uso que fez da instituição durante as eleições desse ano. A declaração de Lula reflete seu posicionamento sobre a entrega do relatório das FFAA ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia anterior.

Continua depois da Publicidade

Lula comparou o presidente Bolsonaro com o ex-ditador do Iraque, Saddam Hussein, condenado à morte em seu país por crimes contra a humanidade. O petista também acusou o atual chefe do executivo de utilizar as Forças Armadas em uma situação “humilhante e deplorável” na questão da fiscalização das urnas eletrônicas pela instituição federal.

“O presidente da República, que é o chefe supremo das Forças Armadas, não tinha o direito de envolver as Forças Armadas, a fazer uma comissão para investigar urnas eletrônicas, coisa que é da sociedade civil, dos partidos políticos e do Congresso Nacional. O resultado foi humilhante”, disse o presidente eleito.

Lula afirmou que o relatório enviado pelo Ministério da Defesa ao Tribunal Superior Eleitoral “não diz nada”, contestando também a saúde do presidente Bolsonaro de não usar os meios de comunicação para se desculpar de seus atos. “Eu não sei se o presidente está doente, mas ele tem a obrigação de vir à televisão e pedir desculpas à sociedade brasileira e às Forças Armadas, que é uma instituição séria, uma garantia para o povo brasileiro quanto a possíveis inimigos externos, apresentando um relatório que não diz nada”, destacou o petista.

Continua depois da Publicidade

Lula também criticou o atual presidente do país, alegando que Bolsonaro tem uma dívida com o povo brasileiro pela “quantidade de mentiras” contadas durante as eleições. Segundo o presidente eleito, o presidente Bolsonaro desconhece o Brasil em sua totalidade, pois não aceita o resultado das eleições através do atual sistema eleitoral brasileiro. “Vocês estão vendo que ainda tem em frente aos quartéis algumas pessoas inconformadas com o resultado eleitoral, por conta de toda denúncia, de “fake news”, mentiras contadas no processo eleitoral de que as urnas eletrônicas não eram sérias”, afirmou Lula.