O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convocou uma reunião, para esta segunda-feira (09), com os governadores dos 27 estados, mais Distrito Federal, e com os prefeitos das capitais brasileiras. A reunião emergencial deve acontecer na parte da tarde, em Brasília.
Segundo informações prévias, o objetivo da reunião seria garantir a segurança contra possíveis manifestações bolsonaristas como a que ocorreu nesse domingo (08), em Brasília, onde manifestantes ocuparam (e depredaram) os prédios do Congresso, Supremo Tribunal de Federal (STF) e o Palácio do Planalto.
Continua depois da Publicidade
No momento dos atos em Brasília, Lula estava no interior de São Paulo, acompanhando os danos causados pelas chuvas na região e teria retornado ainda na noite do domingo ao Palácio do Planalto. Lula aproveitou também a coletiva que deu para botar na conta do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), os atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes.
“Aproveitaram o silêncio do domingo, quando ainda estamos montando o governo, para fazer o que fizeram”, disse Lula. “E vocês sabem que existem vários discursos do ex-presidente estimulando isso. E isso também é responsabilidade dele e dos partidos que sustentaram ele”, afirmou Lula.
Você acompanha todas as informações desta reunião com nossa equipe de jornalismo, ao longo desta segunda-feira.