MAIS UM

Lula anuncia nesta terça (29) a criação do 40º ministério do seu governo

A manobra petista pretende não tirar o espaço dos antigos aliados e abrigar novos oriundos do Centrão


O presidente Lula (PT) anunciou, nesta terça-feira (29) a criação do seu 40º ministério que irá coordenar a Pequena, Média Empresa, Cooperativas e Empreendedores Individuais. O petista trouxe a novidade através de sua ‘live’ semanal, ‘Conversa com o Presidente’ veiculado na internet e redes sociais do governo federal.

Imagem: Canal Gov

Com o intuito de abrir mais espaço para abrigar novos aliados dos partidos do Centrão (PP, Republicanos), a manobra petista pretende não tirar o espaço dos antigos aliados do governo. O presidente não detalhou como será aplicação desse novo ministério, porém afirmou haver uma possibilidade de um aliado de esquerda assumir a nova pasta, após o prometido remanejamento ministerial. O petista não, descartou alguém do Centrão assumir a vaga.

Continua depois da Publicidade

Interlocutores afirmam que existe um acordo para que Lula indique o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) em dois ministérios. Outra possível indicação do presidente é a da ex-deputada federal, Margarete Coelho (PP-PI) para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal, para solidificar sua base aliada no Congresso Nacional.

Sobre quem deve assumir o Ministério do Desenvolvimento Social, o indicado pode sair do Partido Progressista, porém a pasta deve perder a administração do Programa Bolsa Família. A ação tem o intuito de manter o controle do programa social nas mãos do Partido dos Trabalhadores.