O presidente Lula (PT), em sua viagem pela África, está, nesta sexta-feira (25) realizando uma visita oficial a Angola. O petista deve assinar, no sábado (26), acordos bilaterais para retomar as relações econômicas com o país africano. Lula desembarcou em Luanda, capital do país, às 22h de quinta-feira. Nesta sexta, Lula participa de duas reuniões com o presidente João Manuel Lourenço.
Após o encontro bilateral entre os presidentes, Lula foi condecorado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Na ocasião, o petista discursou para os presentes na cerimônia e disse assumir o compromisso de realizar uma campanha mundial contra as desigualdades.
Continua depois da Publicidade
“Essa ordem aumenta a minha responsabilidade, agora que estou assumindo o compromisso de tentar fazer uma campanha mundial contra a desigualdade. A desigualdade existe em tantos lugares que muitas vezes olhamos só para nós, e não vemos que está entre mim e a pessoa com quem estou conversando, porque temos a desigualdade de raça, de gênero, de salário, de acesso à educação e à saúde.”
Na agenda presidencial, o petista também visitará a Assembleia Nacional de Angola, onde será recebido pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira. Terminando o roteiro do dia, Lula deve participar do encerramento do Fórum Econômico Brasil-Angola. Conforme a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) participam do evento 50 empresários angolanos e 200 empresários do Brasil, dos setores de alimentos, aviação, produtos farmacêuticos e implementos agrícolas.
Finalizando seu compromisso político no país, Lula irá participar da inauguração da Galeria Ovídeo de Melo. O nome dado a localidade cultural homenageia o embaixador brasileiro que atuou em Luanda no ano de 1975. No momento, o Brasil havia se tornado o 1º país a reconhecer a independência da nação africana.