apagão digital

Lira promete investigação rigorosa sobre apagão no sistema de votação da Câmara

O fato se deu através da denúncia do deputado Altineu Côrtes (PL) que alegou uma tentativa de “fraude na votação”.


Após os problemas de conexão apresentados pelo sistema de votação remota do plenário da Câmara Federal, em plena votação da “PEC das Bondades”, nessa terça-feira (12), o presidente da Casa, Arthur Lira (PP), afirmou que irá abrir uma investigação a respeito do problema.

Continua depois da Publicidade

O fato se deu através da denúncia do deputado Altineu Côrtes (PL) que alegou uma tentativa de “fraude na votação”, afirmando que os links do plenário (sendo que são de duas companhias diferentes), caíram ao mesmo tempo. Lira interrompeu o deputado para esclarecer o problema e também demonstrar sua insatisfação.

“Não é normal, não é compreensível que dois sistemas de internet sejam desligados simultaneamente na Câmara dos Deputados. Para isso, vamos investigar, sem juízo de valor”, afirmou Lira.

A pane do sistema de conexão remoto do parlamento atrapalhou o andamento das votações do Projeto que pretende aumentar os benefícios pagos pelo governo federal ainda este ano. Mesmo com as instabilidades a PEC das Bondades foi aprovada depois da identificação dos problemas, com 394 votos a favor e 14 contra. 

Continua depois da Publicidade

Após a aprovação do projeto e iniciando as discussões dos destaques, o presidente da casa suspendeu a sessão, alegando proteger o parlamento de visíveis problemas. “Temos que proteger o funcionamento do parlamento, não estamos tratando de uma coisa normal. (…) a polícia federal está vindo para esta casa para fazer a investigação da maneira mais profunda(…)”, disse Arthur.

Arthur Lira promete fazer uma reclamação formal à Polícia Federal e ao Ministério da Justiça para uma rigorosa investigação sobre o caso ocorrido. Com a suspensão das discussões dos destaques a expectativa e da continuação dos trabalhos nessa quarta-feira (13), a partir das 10h.

Continua depois da Publicidade