MUNDO

Líder do Grupo Mercenário Wagner morre em queda de avião na Rússia

Segundo a Agência TASS, até o momento foram resgatados quatro corpos no local da queda da aeronave


A Agência de Notícias Russa TASS informou, que o líder do grupo mercenário Wagner, Yevgueni Prigozhin, morreu nesta quarta-feira (23), em um acidente de avião, perto da localidade de Kuzhenkino, na região de Tver, a noroeste de Moscou. Conforme a agência, o nome de Prigozin estava na lista de passageiros da aeronave modelo legacy de fabricação da empresa brasileira Embraer. Conforme a lista de passageiros, estavam na aeronave, 10 pessoas.

Imagem: YouTube

Segundo a Agência TASS, até o momento foram resgatados quatro corpos no local da queda da aeronave. O avião Legacy, estava em voo havia 30 minutos e tinha a bordo sete passageiros e três tripulantes.

Continua depois da Publicidade

As autoridades russas ainda não confirmaram oficialmente a morte de Prigozin e já iniciaram as investigações sobre as causas do acidente. O avião faria o voo entre Moscou e São Petersburgo. “Foi iniciada uma investigação sobre a queda do avião da Embraer que aconteceu na região de Tver esta noite. Segundo a lista de passageiros, o nome e o sobrenome de Yevgeny Prigozhin foram incluídos nesta lista”, observou a agência.

O canal de notícias russo Mash postou em seu canal no Telegram um vídeo da suposta aeronave caindo. O canal adiciona ainda que testemunhas ouviram “dois estalos fortes” momentos antes da queda. O líder do grupo, Wagner, havia aparecido na terça-feira, em um vídeo publicado no Telegram

Prigozhin, além de líder, foi o fundou do Grupo paramilitar ‘Wagner’. O grupo de mercenários foi contratado pelo governo russo para atuar na guerra da Ucrânia lutando no leste do país. O ‘Wagner’ luta por causas apoiadas pela Rússia em todo o mundo.

Continua depois da Publicidade

Em junho deste ano, Prigozhin liderou um pequeno motim contra o presidente da Rússia Vladimir Putin. Na ocasião, o mercenário acusou os militares russos de atacarem um acampamento do Grupo Wagner e matar uma “grande quantidade” de seus homens.