ECONOMIA

Levantamento divulgado pela CNC indica que 78,5% das famílias brasileiras estão endividadas

Conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, as famílias que se consideram altamente endividadas representam 18,5% do total.


Uma pesquisa divulgada nessa terça-feira (11) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indicou que no mês de junho houve um aumento de 0,2 pontos percentuais (pp.) no índice de famílias brasileiras endividadas no país, que agora está na casa dos 78,5%. O resultado desse levantamento define a interrupção de uma sequência de quatro meses de estabilidade nos números.

 Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A alta da proporção de endividados no Brasil no mês de junho desse ano, atingiu o maior nível desde novembro de 2022. Segundo os dados apresentados pelo (CNC), as famílias que se consideram altamente endividadas representam 18,5% do total desses endividados no país, maior volume da série histórica iniciada em janeiro de 2010.

Continua depois da Publicidade

Conforme com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), a inadimplência dessas famílias também acompanhou a alta do endividamento em junho e chegou a 29,2%, aumento de 0,1 pp.

Segundo o presidente da (CNC), Roberto Tadros, a economia do país está passando por um cenário de endividamento e inadimplência crescente, comprometendo a capacidade de consumo das famílias. “O equilíbrio entre os objetivos de estabilidade de preços e o crescimento econômico é um desafio a ser perseguido e que será determinante para a retomada do desenvolvimento do país”.