MUNDO

Irã ataca Israel com mísseis, elevando o risco de guerra total no Oriente Médio

As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que o Irã lançou cerca de 180 mísseis contra o território israelense


O Irã lançou um ataque com mísseis contra o território de Israel nesta terça-feira (1º), por volta das 14h30 (horário de Brasília). No momento dos ataques, sirenes de emergência tocaram em todo o país e as Forças de Defesa de Israel (FDI) emitiram alerta de orientação para que a população procurasse abrigo.

Imagem: YouTube

O ataque iraniano ocorreu após uma ofensiva israelense com mísseis ocorrida na última sexta-feira (27) no sul de Beirute, capital do Líbano, que matou o líder do grupo terrorista Hezbollah, Hassan Nasrallah. O Irã também informou que um comandante sênior do Corpo da Guarda Revolucionária iraniana também havia sido morto no ataque e que prometeu retaliar as mortes dos líderes terroristas.

Continua depois da Publicidade

As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que o Irã lançou cerca de 180 mísseis contra o território israelense. Em Tel Aviv, capital (política) de Israel, testemunhas relataram que explosões e flashes de luz foram ouvidos e avistados no céu da cidade, indicando que o sistema de defesa do país (Domo de Ferro) estava em operação.

Segundo o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Daniel Hagari, essa não é a primeira vez que Israel sofre ameaças do Irã e completou dizendo que a ação contra seu país terá sua devida resposta. “Houve um ataque sério contra nós, e haverá consequências sérias”, disse Hagari.

Hagari também informou que alguns projéteis causaram impactos no sul e no centro de Israel, porém, até o momento, não houve feridos nesses locais. “Durante a defesa, realizamos algumas interceptações. Há alguns impactos no centro e nas áreas do sul do país”, disse o porta-voz da FDI.

Continua depois da Publicidade

Antes da ofensiva, os Estados Unidos informaram que o Irã estava preparando um ataque “iminente” com mísseis balísticos contra Israel, cujo movimento pode trazer o risco de uma guerra total na região do Oriente Médio. O porta-voz da Casa Branca também informou que os Estados Unidos estão apoiando ativamente os preparativos de defesa de Israel contra qualquer ataque.

O Irã, na figura do líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, reiterou seu apoio ao grupo terrorista Hezbollah, que atua no Líbano (país vizinho ao norte de Israel).

Continua depois da Publicidade