Foi liberada, nessa quinta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a licença prévia para reconstrução do trecho do meio da BR-319. A estrada federal liga Manaus (AM) ao resto do Brasil. O documento que permite a obra, foi entregue ao Ministério de Infraestrutura.
A informação foi divulgada pelo pré-candidato ao senado, Coronel Menezes (PL), que recebeu a notícia do Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio em uma reunião em Brasília.
Continua depois da Publicidade
Segundo Menezes, com a estrada pronta deve finalmente chegar ao fim, o isolamento dos estados do Amazonas e também Roraima ligando-os, via terrestre, com o resto do país. “Com esta licença, em primeira mão, vai iniciar o processo de licitação para a construção das três primeiras pontes vindo de Porto Velho (RO) para Manaus (AM), localizado no trecho do meio de 400 quilômetros”, afirmou Menezes.
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) em suas redes socias, declarou que recebeu a notícia diretamente do ministro Marcelo. Wilson colocou à disposição a máquina do estado para ajudar nas obras.
“O ministro Marcelo Sampaio acabou de me confirmar que o Ibama liberou uma licença prévia para as obras do trecho do meio da BR-319. Coloquei o estado à disposição para ajudar no que for necessário. A BR-319 é um sonho do povo do AM e está prestes a se tornar realidade”, disse Wilson.
Continua depois da Publicidade
A reconstrução da BR-319 é uma das promessas de campanha do governo Jair Bolsonaro (PL). A estrada Álvaro Maia (nome oficial da BR-319), foi inaugurada na década de 70, sendo que hoje, grande parte da sua extensão está totalmente danificada e em alguns trechos, sem pavimentação asfáltica, dificultando o tráfego de veículos de transporte de cargas e também o serviço de fiscalização contra o desmatamento e a grilagem de terras na região.