MEIO AMBIENTE

Governo do Tocantins participa de Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal no Acre

Na edição desse ano, o fórum propõe um espaço de debates das pautas de clima, meio ambiente e sustentabilidade


O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está participando em Rio Branco, no Acre, da reunião ordinária do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal e do Comitê Diretivo da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF). O acontecimento, tem o objetivo de equiparar informações sobre aspectos-chave da agenda de ação conjunta e discussão de temas estratégicos como Fundo Amazônia, bioeconomia e combate ao desmatamento. O Fórum dos secretários de Meio ambiente terá seu encerramento nesse sábado (15).

Foto: Semapi

Na edição desse ano, o fórum que está sendo presidido pela secretária de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre, Julie Messias, propõe um espaço de debates das pautas de clima, meio ambiente e sustentabilidade, com trocas de experiências, apontamento dos desafios e lições aprendidas na execução das políticas de meio ambiente para atuação conjunta dos estados.

Continua depois da Publicidade

Conforme o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis, o encontro traz a oportunidade de articulação entre os estados, com intercâmbio de experiências e políticas adotadas para conservação das florestas, questões do clima, uso dos recursos e incentivo ao turismo regional sustentável.

“Serão vistas ainda as tendências e oportunidades de cooperação internacional e de financiamento para atender as demandas dos estados da Amazônia relacionadas à restauração florestal, as perspectivas do Fundo Floresta, entre outros meios de recursos e tecnologias, aspectos importantes inclusive para a política de carbono neutro do Tocantins”, destacou.

Segundo a superintendente de Gestão e Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Marli Santos, “essa reunião da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas aborda as oportunidades de financiamento climático aos estados da Amazônia Legal, as estratégias de ações frente aos eventos climáticos extremos, como a enchente no Acre e, também, debate o novo Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia-PPCDAM, aspectos relacionados a um dos biomas que se estendem ao Tocantins”.

Continua depois da Publicidade