MANIFESTAÇÃO

Governador Wilson Lima participa de ato pró-anistia em São Paulo

Lima aparece em uma foto com Bolsonaro e mais outros governadores que aderiram ao pedido do ex-presidente para apoiar e participar da manifestação


O governador Wilson Lima (UB) participou na tarde desse domingo (6) na cidade de São Paulo, capital do Estado, da manifestação em defesa do projeto de lei que pretende garantir a anistia aos envolvidos nos atos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, ocorrido em Brasília, capital do país. O ato foi promovido pelo movimento da direita brasileira, liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Imagem: ‘X’ – antigo Twitter

Wilson já havia confirmado anteriormente a sua presença no evento, através de sua conta no ‘X’ (antigo Twitter). O chefe do executivo do Amazonas assegurou a sua presença por meio de um convite feito por Bolsonaro, e também do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Continua depois da Publicidade

Lima aparece em uma foto com Bolsonaro e mais outros governadores que aderiram ao pedido do ex-presidente para apoiar e participar da manifestação.

Segundo estimativa do Monitor do Debate Político no Meio Digital do Cebrap e da ONG More in Common, sob a coordenação de especialistas da Universidade de São Paulo (USP), o ato na paulista reuniu cerca de 45 mil pessoas. A polícia militar de São Paulo não divulgou seus cálculos sobre a quantidade de pessoas presentes no ato.

Projeto Anistia

Continua depois da Publicidade

O projeto com maior aceitação e apresentado no Congresso Nacional está em evidência na Câmara dos Deputados, em Brasília. De autoria do ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL-GO), o PL 2.858 foi exposto em novembro de 2022 e, seu objetivo inicial era de anistiar manifestantes que teriam participado de protestos no dia 30 de outubro daquele ano, após a derrota do então presidente Bolsonaro no segundo turno das eleições para o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

A proposta foi alterada para beneficiar também os manifestantes que participaram do ato de vandalismo ocorrido no dia 8 de janeiro de 2023.

Continua depois da Publicidade