O ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, Nelson Barbosa, membro do governo de transição de Lula, na pasta da Economia, recomendou nessa terça-feira (6) ao novo governo a retomada da tributação dos combustíveis, porém destacou que o momento ainda está em aberto. Segundo Nelson, é preciso que a cobrança do ICMS deva ter uma alíquota comum a todos os Estados. Entretanto, o valor do imposto não deve trazer prejuízos aos mesmos.
Continua depois da Publicidade
Segundo Barbosa, em relação ao quadro geral do país que sofre com o aumento da inflação e dos juros, o momento de se implementar o retorno da tributação deve ser analisado. “Se você retoma muito rápido, o que você ganha de receita, você perde nos juros porque a inflação sobe muito rápido. É uma típica questão de administração de tempos e movimentos”, declarou.
Em um evento promovido pela revista Valor Econômico do grupo Globo, o ex-ministro classificou a situação como muito delicada. “A recomendação que eu diria é retomar sim a tributação, mas o momento ainda está em aberto”, disse.

Foto: Reprodução pt.org.br