A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, divulgou, nesta sexta-feira (29) que o “Enem dos concursos” (Concurso Público unificado Nacional) já está com adesão de 20 ministérios e entidades federais. Segundo a ministra, a ação, prevista para ser realizada em 2024, tem objetivo de preencher cerca de 6.590 vagas nos órgãos federais.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Conforme Esther, o calendário de concursos prevê o início dos cursos de formação até julho do próximo ano. Os concurseiros irão poder concorrer a mais de uma área de atuação, com opção por blocos temáticos disponíveis, além de indicarem as carreiras ou cargos públicos almejados por ordem de preferência, que estejam alocados na área de atuação escolhida, configurando na possibilidade de inscrição para uma vaga específica.
Continua depois da Publicidade
O decreto de criação do novo concurso público, já foi assinada pelo presidente Lula (PT), e os aprovados no concurso serão utilizados para o preenchimento de vagas na administração pública federal direta, além de autarquias e fundações.