O novo presidente do Paraguai, o direitista Santiago Peña assumiu, nesta terça-feira (15), o comando do país sul-americano pelos próximos 5 anos. Peña venceu as eleições em abril deste ano, e afirmou em discurso, que o país está decidido a “se transformar em um centro de integração das nações da América do Sul”. De acordo com Peña, para que isso ocorra, o governo paraguaio deverá focar no Mercosul.
Santiago Peña, de 44 anos, é formado em Economia nos Estados Unidos e declarou que o Paraguai tem um grande potencial econômico. “Somos a região do mundo com maior potencial de desenvolvimento. Isso só pode ser alcançado trabalhando em conjunto”.
Continua depois da Publicidade
Para o presidente do Paraguai, o objetivo de seu governo é trazer o melhor para o povo paraguaio. “O sucesso é conseguir fazer com que todos os paraguaios fiquem melhor e o mundo testemunhe o ressurgimento de um gigante”, disse Peña.
Estiveram presentes na cerimônia de posse de Peña, os presidentes da Argentina, Alberto Fernández; do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; e do Chile, Gabriel Boric. Representando a Europa e Ásia estavam o Rei da Espanha, Felipe VI e o vice-presidente de Taiwan, William Lai.
Na questão da sustentabilidade, Peña disse que irá buscar um protagonista para lidar com três desafios globais que o mundo está enfrentando e que demandam atenção geopolítica global:
Continua depois da Publicidade
1) o acesso à água
2) a segurança alimentar
Continua depois da Publicidade
3) a insuficiente energética