VENDA DE SENTENÇAS

Desembargador e filho são alvo da Policia Federal por suposta venda de sentenças a traficantes

Dez mandatos de prisão estão sendo cumpridos (cinco temporárias e cinco preventiva), além de 35 mandatos de busca e apreensão em cinco estados brasileiros


A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (14), a “Operação Habeas Pater” contra o tráfico internacional de drogas, tendo como alvo o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Cândido Artur Medeiros Ribeiro Filho, juntamente com seu filho, o advogado Ravik de Barros Bello Ribeiro. Há indícios de que os dois praticaram venda de decisões judiciais a traficantes de drogas.

Continua depois da Publicidade

Dez mandatos de prisão estão sendo cumpridos (cinco temporárias e cinco preventiva), além de 35 mandatos de busca e apreensão em cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina e Maranhão, estado natal do desembargador.

Em nota, a Procuradoria Geral da República (PGR), responsável pelas investigações, afirma que “de acordo com o que já foi apurado nos procedimentos em curso, apenas em criptomoedas, as empresas envolvidas no esquema teriam movimentado valores que superam os R$60 milhões”.

A assessoria jurídica dos envolvidos ainda não se pronunciou oficialmente. As investigações foram autorizadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável por apurar possíveis crimes cometidos por desembargadores.

Continua depois da Publicidade