O empresário equatoriano, Daniel Noboa, 35 anos, foi eleito para o cargo de presidente do Equador, neste domingo (15), o empresário derrotou a candidata de esquerda Luisa González. O candidato da coligação Acción Democrática Nacional (Ação Democrática Nacional, na tradução) foi declarado vencedor após 93% das urnas apuradas no pleito nacional daquele país com 52,30% dos votos contra 47,70% da candidata da Coligação Revolución Ciudadana (Revolução Cidadã), apoiada pelo ex-presidente Rafael Correa.

Imagem: YouTube/Euronews
Mais de 17 milhões de eleitores compareceram às urnas para escolherem seu mais novo presidente, e a candidata da ‘Revolução Cidadã’, logo após o resultado, reconheceu a derrota e felicitou seu adversário ainda na noite deste domingo.
Continua depois da Publicidade
Daniel, que é filho do empresário ex-candidato à presidência do Equador Álvaro Noboa Pontón, nasceu em Guayaquil, e já exerceu o cargo de deputado. Este ano, o pleito equatoriano ficou marcado pela extrema violência contra candidatos a cargos públicos, como o assassinato do candidato à presidência Fernando Villavicencio, morto a tiros após a saída de um comício na capital do país, Quito.
Segundo as pesquisas eleitorais, Villavicencio chegou a ser vice-líder na disputa presidencial no primeiro turno. Na eleição deste domingo, tanto Daniel Noboa, e a sua adversária, Luisa González utilizaram coletes à prova de balas no momento da votação.