Foi divulgado nesse sábado (13) no Diário Oficial da Justiça, a sentença deferida pela juíza Mara Elisa Andrade, da 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Justiça Federal no Amazonas, absolvendo o empresário José Lopes, (conhecido no meio político do Estado) das acusações de participar de uma organização criminosa que atuava na invasão de terras da União e grandes desmatamentos no município de Boca do Acre, no sul do Estado do Amazonas. Lopes também foi absolvido das acusações de violência contra pequenos agricultores e extrativistas da região.

Imagem: Divulgação internet
O empresário já havia sido acusado e multado pelo Ministério Público Federal, além de outros pecuaristas da região, de crimes ambientais e grilagem de terras, abrangendo uma área de 86.091,16 hectares de floresta amazônica. Os valores das multas somadas de todos os envolvidos chegaram a cerca de R$147.483.066,19.
Continua depois da Publicidade
Os outros empresários envolvidos na denúncia do MPF e réus no processo, são: Sebastião Gardingo, Adamir Hosoda, Salomão Alencar Faria, Waldson Francisco da Silva, Jardey Monteiro de Oliveira e Antônio Ferreira Dantas. Entretanto, somente Gardingo e Faria, tiveram indícios de crime identificados nas investigações, porém, apenas receberam penas leves.
Leia a seguir a sentença no link em PDF: