A Câmara Municipal de Manaus (CMM) promoveu, nesta sexta-feira (04/08), a sessão solene que entregou o Diploma de Cidadão de Manaus a Dom Tadeu Canavarros, bispo auxiliar que, há sete anos, atua na Arquidiocese de Manaus. A propositura é de autoria do vereador Dr. Daniel Vasconcelos e foi aprovada e promulgada no dia 10 de julho como projeto de decreto legislativo, n° 022/2023.
![](https://centraldopoder.com.br/wp-content/uploads/2023/08/WhatsApp-Image-2023-08-04-at-15.30.40-1-1024x682.jpeg)
Fotos: Érico Pena
Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, mais conhecido com Dom Tadeu, é natural da cidade de Corumbá (MS) e desde dezembro de 2016 exerce a função de bispo auxiliar na Arquidiocese de Manaus, atuando no pastoreio dos fiéis católicos ao lado do Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano. Seu lema episcopal é: “Restaurar todas as coisas em Cristo” (Carta de São Paulo aos Efésios 1,10).
Continua depois da Publicidade
Dom Tadeu também é o bispo referencial para a juventude, onde assume também esta missão no Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na região do Amazonas e Roraima, além de ser o Vigário para a Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes, que corresponde às Zonas Centro Sul e Leste da Capital e os municípios cujo acesso se faz pelo Porto da Ceasa.
Atualmente o bispo auxiliar acompanha movimentos, Novas Comunidades, Pastoral da Educação e a Vida Religiosa Consagrada junto à Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Diante de tantas contribuições, era de se esperar que o devido reconhecimento viesse de forma natura. De acordo com o Dr. Daniel Vasconcelos, a homenagem é de grande relevância, pela contribuição do bispo na evangelização do povo manauara e pela proximidade as comunidades em situação de vulnerabilidade social.
“Dom Tadeu é uma pessoa simples e sempre está presente nas comunidades, para servir aos que mais precisam, além de estar sempre presente também com a juventude. A honraria concedida hoje não é apenas uma homenagem ao Dom Tadeu, mas também a toda a igreja católica e eu como católico praticamente, não poderia deixar de agradecer não só a ele como a todos os padres e religiosos, assim como o nosso Cardeal Dom Leonardo por todo esse serviço prestado com todo o carinho a cada um de nós”, disse.
Continua depois da Publicidade
![](https://centraldopoder.com.br/wp-content/uploads/2023/08/WhatsApp-Image-2023-08-04-at-15.30.40-1024x682.jpeg)
Fotos: Érico Pena
Essa não é primeira honraria recebida por Dom Tadeu, a primeira foi realizada em 29 de agosto de 2018, durante sessão especial ocorrida no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), com o Título Cidadão do Amazonas, conforme o Projeto de Lei de nº 117/2018 de autoria da Deputada Alessandra Campelo. Em seu discurso de agradecimento, Dom Tadeu lembrou emocionado da forma carinhosa que foi acolhido por Dom Sergio Castrianni, arcebispo que o acolheu quando chegou à Manaus e dedicou a homenagem ao povo de Deus e a todos os amigos de caminhada religiosa.
“Me sinto muito honrado e privilegiado ao receber esta honraria que aceito humildemente e não poderia deixar de lembrar do saudoso Dom Sergio e toda acolhida inicial que ele me deu ao chegar na Arquidiocese de Manaus, assim também como agradeço aos meus amigos de caminhada, religiosos e leigos, e todos aqueles que tem acompanhado e contribuído com o meu ministério episcopal ao longo desse tempo em Manaus. Agradeço em especial ao Cardeal Leonardo pela confiança a mim concedida e também ao nobre vereador Daniel e todos os demais que votaram a favor para a concessão desta honraria. A todos deixo aqui o meu muito obrigado e que Deus abençoe a todos”, comentou Dom Tadeu.
Continua depois da Publicidade
Durante a solenidade sacerdotes do clero de Manaus, assim como diáconos, religiosos e religiosas também foram homenageados pela passagem do dia do padre, que se comemora no dia 4 de agosto, como forma de reconhecimento a todos os serviços prestados à sociedade pelos sacerdotes, missionários e todos os demais religiosos que atuam na Arquidiocese de Manaus.