LUTO

Cid Moreira morre aos 97 no Rio de Janeiro

Cid foi o primeiro apresentador do Jornal Nacional e também foi um dos mais longevos do programa, com 26 anos, perdendo apenas para William Bonner, que o substituiu


Morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira. O ex-âncora do jornal nacional estava internado em um hospital no município de Petrópolis, no Rio de Janeiro, em tratamento de uma pneumonia. A TV Globo confirmou com pesar a morte do jornalista. Cid deixa mulher e dois filhos.

Foto: Acervo Globo/Reprodução.

Segundo a esposa do jornalista, Fátima Sampaio, em entrevista ao programa Encontro, com Patrícia Poeta, da TV Globo, Cid pediu para ser enterrado na cidade de Taubaté, interior de São Paulo (terra natal). Até o momento, não foi confirmado o local do velório do jornalista e locutor.

Continua depois da Publicidade

Cid foi o primeiro apresentador do jornal televisivo mais conhecido do Brasil e também foi um dos mais longevos, com 26 anos à frente do jornal nacional, perdendo apenas para William Bonner, que o substituiu.

Filho do bibliotecário Isauro Moreira e da dona de casa Elza Moreira, Alcides Alves Moreira nasceu em Taubaté-SP em 29 de setembro de 1927. Antes de ser jornalista, Cid se formou em contabilidade em 1944, porém no mesmo ano foi convidado para um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté, devido às imitações que fazia ao microfone durante as festas da cidade.

Em 1949, Alcides se mudou para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade. Em 1951, o então locutor foi trabalhar na Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, onde trabalhou até 1956. Na capital fluminense, Cida começou a ter suas primeiras experiências na TV, como apresentador de comerciais ao vivo em programas.

Continua depois da Publicidade

Em depoimento ao “Memória Globo”, Cid disse que, embora trabalhasse no setor, não tinha muitas esperanças no desenvolvimento do novo meio de comunicação.  Cid começou a trabalhar como locutor de noticiários no jornal de vanguarda em 1963. O apresentador também teve passagem pelas emissoras TV Tupi, Globo, Excelsior e Continental.

“Ninguém levava a TV a sério. Custei a comprar o meu primeiro aparelho de televisão. Mas não tinha nada, o rádio ainda dominava”, disse o apresentador ao Memória Globo.

Continua depois da Publicidade

Contudo, Cid ficou conhecido nacionalmente como apresentador do jornal nacional da TV Globo, mas no seu retorno à emissora em 1969, Cid apresentou o jornal da Globo em substituição ao jornalista Luís Jatobá. Contudo, em março de 1969, Cid Moreira estreou no comando do jornal nacional, onde ficou por 26 anos.