MEIO AMBIENTE

Censipam e ESD lançam edital para seleção de pesquisas sobre proteção e futuro sustentável da Amazônia

A análise do conteúdo será realizada por especialistas em geopolítica e monitoramento ambiental das instituições organizadoras


A Escola Superior de Defesa (ESD), com apoio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgãos vinculados ao Ministério da Defesa, está selecionando pesquisas para o dossiê “Por uma Amazônia soberana e sustentável: desafios e oportunidades”. O tema leva em conta a realização da COP30 no Brasil, em novembro, e a Amazônia como foco nas dinâmicas climáticas globais. Os materiais escolhidos serão publicados na Revista de Segurança, Desenvolvimento e Defesa, da ESD, em outubro.

Foto: Chico Batata

Conforme o edital da chamada aberta, serão aceitos artigos e policy papers, (documento que analisa e propõe soluções para problemas específicos ou gerais). Os conteúdos devem estar alinhados às temáticas: “Questão climática, Segurança e Defesa”; “Cooperação regional e fronteiriça”; “Mecanismos de comando e controle”; “Ameaças, riscos e vulnerabilidades”; “Desenvolvimento sustentável e tecnologias”; e “Parcerias estratégicas para a governança da Amazônia”.

Continua depois da Publicidade

Os textos devem ser produzidos conforme as diretrizes da revista, disponíveis em https://rsdd.esd.gov.br/index.php/rsdd/about/submissions, e enviados até o dia 30 de maio, em https://rsdd.esd.gov.br/index.php/rsdd. A análise do conteúdo será realizada por especialistas em geopolítica e monitoramento ambiental das instituições organizadoras.

COP-30 – A 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro. O encontro anual, que pela primeira vez é presidido pelo Brasil, é considerado o maior evento de meio ambiente do mundo, reunindo líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discussões sobre ações para combater as mudanças do clima.

Fonte: Comunicação Ministério da Defesa

Continua depois da Publicidade