TRANSPORTE PÚBLICO

Cartão Família tem adesão de mil pessoas na primeira semana em vigor em Goiânia

Novos serviços têm sido entregues à população desde a aprovação da Lei Complementar Nº 169, de 29 de dezembro de 2021, que permitiu a reestruturação do transporte público da capital.


O Cartão Família, benefício que permite que até cinco pessoas da mesma família utilizem o transporte coletivo e paguem somente uma passagem aos finais de semana e feriados, em Goiânia e na Região Metropolitana, completou a primeira semana em funcionamento com mais de 1.094 cadastros, realizados desde 11 de fevereiro.

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Novos serviços têm sido entregues à população desde a aprovação da Lei Complementar Nº 169, de 29 de dezembro de 2021, que permitiu a reestruturação do transporte público coletivo da capital.

“Nunca na história do transporte público coletivo de Goiânia e da região metropolitana houve tantos lançamentos inovadores e eficientes. Isso tudo se deve à atenção que o prefeito Rogério Cruz e o governador Ronaldo Caiado deram para o transporte”, afirma o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu.

Ele reforça que todos os projetos estão sendo realizados com muito estudo. “Sabemos que a população anseia por melhorias rápidas, mas precisamos de muito planejamento para que tudo ocorra bem e saia conforme o esperado. Entregamos frota nova e o número de cadastros do Cartão Família é muito positivo. Estamos conseguindo melhorar muito o transporte coletivo”, ressalta.

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Como aderir ao Cartão Família
Para realizar a adesão ao Cartão Família, o membro familiar principal ou responsável deve acessar o site www.sitpass.com.br e informar os seguintes dados: nome, nome da mãe, data de nascimento, CPF e endereço de todos os membros da família que ficarão vinculados ao cartão principal/do responsável.

A fim de favorecer, facilitar e promover o acesso e uso do cartão família, haverá uma programação especial após o lançamento, na qual atendentes treinados, com tablets eletrônicos e capacitados para prestarem informações, estarão disponíveis em pontos estratégicos da cidade, como Parque Mutirama, Zoológico e Terminais de Integração para cadastramento de famílias interessadas no uso do benefício.

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Os cartões serão entregues em todos os terminais da RMTC ou na Loja Sitpass (Rua 4 – Parthenon Center), de acordo com o local escolhido pelo responsável familiar no momento do cadastro. A primeira via dos cartões é gratuita.

Perguntas frequentes
Preciso recarregar meu Cartão Família?

Somente o cartão principal/do responsável deve ser recarregado em quaisquer pontos de venda Sitpass, bilheterias dos terminais e máquinas de autoatendimento. A viagem é gratuita para os demais membros do grupo familiar.

Tem ordem para usar o Cartão Família?
É importante que o cartão principal/do responsável seja usado primeiro na viagem. Os cartões dos membros não precisam seguir uma ordem lógica sequencial de uso na viagem.

Posso emprestar ou vender o meu Cartão Família para quem eu desejar?
Os cartões dos membros do grupo familiar serão personalizados, não podendo ser utilizados por terceiros. Já o cartão principal/do responsável não será personalizado, podendo ser usado por qualquer membro do grupo familiar.

Posso utilizar o Cartão Família sem os demais membros?
O cartão principal/do responsável pode ser utilizado por qualquer membro do grupo familiar sem a presença dos demais cartões dos membros do grupo. Já os cartões dos membros do grupo familiar não poderão ser utilizados sem a presença do cartão principal/do responsável. Para que membros do grupo familiar possam utilizar o seu cartão, alguém da família deve utilizar o cartão principal/do responsável na mesma viagem.

Posso utilizar o Cartão Família quantas vezes por dia?
Cada cartão (principal e membros da família) pode ser utilizado até 4 vezes por dia aos sábados, domingos ou feriados nacionais e municipais de Goiânia.

Tem alguma fiscalização no uso do Cartão Família?
Sim. A fiscalização no uso do Cartão Família será feita pela biometria facial e também pela checagem no uso dos cartões dos membros da família com ou sem a presença do cartão principal/do responsável.

Se o Cartão Família for utilizado indevidamente tem alguma punição?
Sim. O uso indevido será penalizado com bloqueio do cartão durante um mês. No caso de reincidência, o bloqueio será feito pelo prazo de seis meses, sem prejuízo de outras cominações legais e normativas aplicáveis.

Confira a programação especial para realização do cadastro do Cartão Família
11/02 (sábado) – Mutirama – 09h às 17h20
12/02 (domingo) – Zoológico – 09h às 17h20
13/02 (segunda-feira) – Terminal Bandeiras – 06h às 21h
14/02 (terça-feira) – Terminal Cruzeiro – 06h às 21h
15/02 (quarta-feira) – Terminal Garavelo – 06h às 21h
17/02 (sexta-feira) – Terminal Bíblia – 06h às 21h
18/02 (sábado) – Zoológico – 09h às 17h20
19/02 (domingo) – Mutirama – 09h às 17h20
20/02 (segunda-feira) – Terminal Senador Canedo – 06h às 21h
21/02 (terça-feira) – Terminal Padre Pelágio – 06h às 21h
22/02 (quarta-feira) – Terminal Isidória – 06h às 21h