POLÍTICA

Cálculos do governo indicam aprovação com folga de Zanin para o STF

De acordo com interlocutores do governo federal, Zanin já possui como “certo” 55 votos favoráveis.


De acordo com os cálculos do governo federal, o advogado pessoal de Lula, Cristiano Zanin, indicado pelo presidente a uma vaga no STF, deve ser aprovado com folga na sabatina com os senadores, marcada para a próxima quarta-feira (21), em Brasília.

Vinícius Schmidt/Metrópoles

De acordo com interlocutores do governo federal, Zanin já possui como “certo” 55 votos favoráveis. Para que o advogado possa ser aprovado é preciso ter no mínimo 41 votos a favor. A sessão será realizada na Comissão de Constituição e Justiça do senado e após a reunião, o resultado será encaminhado imediatamente para o plenário da casa.

Continua depois da Publicidade

Dos votos favoráveis a Zanin, 40 são de senadores em partidos que fazem parte da base do governo: PSD – 15; MDB – 10; PT – 8; PSB – 4; PDT – 3. Os partidos declarados de oposição e contra a indicação de Zanin, São: NOVO -1 e PL – 12 (com dissidência). 27 partidos liberaram suas bancadas ou se declararam independentes para a votação.

Conforme o relatório que atesta a experiência e o conhecimento em Direito de Zanin, teve o parecer favorável da casa para assumir a vaga do Supremo Tribunal Federal. O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), indicado para a produção do relatório, diz no texto que os integrantes da comissão dispõem de elementos “suficientes” para firmarem juízo sobre a nomeação do advogado.