Um dia também sonhei em ser jogador de futebol. Afinal, brasileiro que sou, não podia ansiar outra coisa quando, na rua da casa de minha avó, disputava as mais importantes partidas e, no colégio, vestia as camisas das seleções nas partidas interescolares. Me lembro que um se autonomeava Romário, outro Dunga… eu era o Bebeto, nos tempos de ouro da primeira Copa do Mundo que vi, torci, chorei e venci, em 94. Ali surgia essa incomparável sensação de ser campeão do mundo.
Conto isso porque havia um jogador que todos nós ouvíamos falar, mas não vimos jogar. Entretanto, até os mais velhos, não ousavam dizer que eram Pelé nas peladas de rua. Não o faziam por medo de se achar demais… por reverência ao Rei do Futebol.
Continua depois da Publicidade
A notícia da morte do Rei Pelé, no início da tarde dessa quinta-feira (29), confirmou o que todos já sabiam: por maior esforço que fizesse para parecer bem, o corpo do maior atleta brasileiro já estava sendo vencido definitivamente pelo câncer, que se espalhava pelo fígado e intestinos.
Se inicia agora, por todo o mundo, manifestações de carinho e pesar pelo falecimento daquele que revolucionou o esporte mundial e levou o Brasil a patamares nunca antes alcançados. Ele nos ensinou a gritar: é campeão! Falando em homenagens, ainda há pouco, a Nasa publicou uma foto de uma galáxia nas cores verde e amarelo, em homenagem aquele que realmente parecia de outro mundo. Por isso encantava por onde passava.
Continua depois da Publicidade
Por isso, este editor-chefe se permite dar uma pausa nas notícias políticas, para reverenciar o maior jogador de todos os tempos. Não morre hoje somente um grande atleta. Velamos a partir dessa noite uma referência não só para brasileiros, mas para o mundo inteiro. Nesta noite, o portal Central do Poder recebe, em seu logo principal, uma coroa em referência ao Rei, que será visualizada até que o sepultamento seja concluído.
Continua depois da Publicidade
Sobre ele, podemos destacar alguns feitos que dificilmente se repetirão nesta geração. Ninguém marcou mais gols do que Pelé. Ao todo, 1.283. Sabe aquele grito engasgado que nós temos de gritar Campeão do Mundo? Ele proporcionou isso ao Brasil três vezes (1958, 1962 e 1970) e é o único jogador no mundo três vezes campeão. A primeira, com apenas 17 anos (também é o mais novo a levantar a taça). Seis vezes campeão brasileiro e duas vezes campeão da Libertadores pelo Santos… e por aí vai a lista de feitos que, por décadas, ainda serão contadas.
Mais uma vez, a nação brasileira se une em torno da morte de um grande ícone. Infelizmente, nossa seleção não conseguiu dar o último presente ao Rei, que acompanhou a eliminação do Brasil nos pênaltis já do leito do Hospital Albert Einstein. E como um nobre que é, Pelé se apressou em consolar seu súdito Neymar, em uma emocionante carta aberta.
Este artigo se encerra com trechos dessa carta, que demonstra a essência de um Rei. Edison Arantes do Nascimento, vai em paz, Rei Pelé!
Carta de Pelé a Neymar, no episódio de desclassificação do Brasil na Copa de 2022
Eu te vi crescer, torci por você todos os dias e finalmente posso lhe parabenizar por igualar meu número de gols com a Seleção Brasileira. Nós dois sabemos que isso é muito mais do que um número. O nosso maior dever, como atletas, é inspirar. Inspirar nossos colegas de profissão de hoje, as próximas gerações e, acima de tudo, inspirar todos que amam o nosso esporte.
Infelizmente o dia não é o mais feliz para nós, mas você sempre será a fonte de inspiração que muitos almejam se tornar. Eu aprendi que quanto mais o tempo passa, mais o nosso legado cresce. Meu recorde foi estabelecido há quase 50 anos, e ninguém tinha conseguido se aproximar dele até agora. Você chegou lá, garoto. Isso valoriza a grandeza da sua conquista, @neymarjr.
Porém, você sabe, assim como eu, que nenhum número é maior que a alegria de representar nosso país. Tenho 82 anos, e depois de tanto tempo, espero ter lhe inspirado de alguma forma para chegar tão longe. Mais que isso, espero que a sua conquista contagie as milhões de pessoas que te seguem a desafiarem o que parece impossível.
O seu legado está longe de chegar ao fim. Continue nos inspirando. Eu continuarei dando socos no ar de felicidade com cada gol que você fizer, como fiz em todas as partidas que vi você em campo.
Pelé.