O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se submeteu na manhã, desta terça-feira (12), por três cirurgias para corrigir sequelas da facada sofrida durante o período eleitoral de 2018. O político, de 68 anos, realizou correções no sistema digestivo por meio de uma ‘fundoplicatura endoscópica’ para tratar o refluxo. O outro procedimento cirúrgico tratou do seu sistema respiratório por meio de uma ‘septoplastia’ (desvio de septo), uma ‘turbinectomia’ (cornetos nasais) e uma ‘uvulopalatofaringoplastia’ (garganta) para aprimorar a condição respiratória.

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Bolsonaro está internado no Hospital Vila Nova Star, na zona sul da capital paulista. O ex-presidente entrou na sala de cirurgia por volta das cinco da manhã, e agora se encontra na sala de recuperação da unidade hospitalar, conforme informação divulgada pelo advogado de Bolsonaro, e ex-secretário de comunicação do governo federal, Fabio Wajngarten em suas redes sociais. O advogado afirma que os procedimentos transcorreram na maior tranquilidade.
Continua depois da Publicidade
Desde o atentado sofrido no município de Juiz de Fora (MG) durante a campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro passou, até este momento, pelo 8º procedimento cirúrgico para correção de sequelas oriundas de uma facada que perfurou seu intestino, desferida por Adélio Bispo, que se encontra encarcerado no presídio federal de Campo Grande, desde o episódio.
O ex-presidente, esteve no mês de agosto no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para realizar exames de rotina e averiguar suas condições clínicas quanto ao seu sistema digestivo, tráfego intestinal, aderências, refluxo e hérnia abdominal. Na ocasião, o diagnóstico indicava que Bolsonaro precisaria passar por procedimento cirúrgico para corrigir alguns problemas apresentados no resultado dos exames.