Após sua chegada ao Brasil nessa quinta-feira (30), o ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL), começa a articular suas estratégias políticas para o fortalecimento da sigla partidária liberal mirando as eleições municipais de 2024. Bolsonaro irá ter uma reunião com o presidente do (PL), Valdemar da Costa Neto, na segunda-feira (03/04) para discutir os rumos da sigla com o intuito de aumentar o capital político visando as eleições presidenciais de 2026.
Nessa quinta (30) Bolsonaro saiu do aeroporto de Brasília direto para a sede do Partido Liberal em Brasília, onde participou de uma reunião com políticos e aliados. O ex-presidente ressaltou a força da sigla no Congresso Nacional, onde possui a maior bancada na Câmara dos Deputados e a segunda maior no Senado. Além disso, o ex-presidente destacou o objetivo da sigla de conquistar 60% das prefeituras de todo país na próxima eleição. O PL atualmente possui o comando de 300 prefeituras, a meta é que esse número chegue a 3.000, uma alta de 1000%. na próxima eleição.
Continua depois da Publicidade
Bolsonaro também criticou a retirada de dois carros blindados que eram atribuídos ao uso restrito de ex-presidentes, pela Casa Civil e os rumos tomados pelo atual governo federal na condução do país.
O ex-presidente disse que recebeu a informação da Casa Civil, na segunda-feira (27), que não havia previsão de que ele receberia carros blindados fornecidos pela máquina pública. “A gente fica preocupado. Eu não tenho peito de aço. Vou tentar buscar um carro blindado para mim. Agora, não é atitude racional por parte desse governo que está aí”, afirmou.
Na reunião de segunda-feira (3/4) Bolsonaro deve traçar seu roteiro de viagens pelo país. Para início de trabalho, o ex-chefe do executivo federal deve priorizar locais onde receberá homenagens.
Continua depois da Publicidade
Um dos destinos prováveis é São Bernardo do Campo (SP), onde foi remitido com o título de cidadão pela Câmara municipal do município. A honraria foi concedida pelo vereador Paulo Chuchu (PRTB), ex-assessor de Eduardo Bolsonaro (PL). Para Bolsonaro, ir à cidade teria um significado especial para o ex-mandatário, por ser o berço do PT e de Lula (PT).