O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou neste domingo (17) em Manaus, capital do Estado Amazonas, para realizar, pela primeira vez na história, a visita de um Chefe-de-Estado norte-americano na região amazônica do Brasil. Biden aterrizou em solo brasileiro a bordo do avião presidencial, “Força Aérea Um” (Air Force One), por volta das 12h30 (horário de Manaus), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O presidente americano deverá conceder entrevista no Museu da Amazônia (MUSA) e anunciar investimento de US$ 50 milhões para a região.
O presidente americano foi recepcionado pelo Governador Wilson Lima (UB-AM), do Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante-AM), e pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley. Biden sobrevoou a floresta amazônica e o encontro das águas a bordo de um helicóptero White Hawk (VH-60 N). Conforme a agência de notícias AFP, o presidente democrata chegou ao Brasil acompanhado da filha Ashley Biden e da neta Natalie. A agência também afirma que a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, também está na comitiva.
Continua depois da Publicidade
O “Força Aérea Um” chegou ao Brasil, acompanhado de duas aeronaves americanas e mais seis helicópteros da Força Aérea Americana, que fizeram a escolta de Biden durante o passeio aéreo na floresta amazônica.
O presidente Biden fez um pronunciamento no Museu da Amazônia (MUSA-grande espaço de floresta amazônica preservada na região de Manaus, localizado na periferia da capital do Amazonas), onde assinou documentos de um aporte financeiro de US$ 50 milhões ao Fundo Amazônia, além de uma série de medidas para o combate às mudanças climáticas no planeta Terra. Contudo, para que essas medidas possam ser disponibilizadas, é preciso que o Congresso dos EUA aprove a ajuda financeira, tendo em vista que o parlamento americano será de maioria republicana, a partir de 2025.
Após agenda em Manaus, Biden segue para o Rio de Janeiro, onde deverá participar da Cúpula dos Líderes do G20. O presidente americano deverá consolidar o compromisso dos EUA em estimular o crescimento econômico sustentável, para o bem do clima global.
Continua depois da Publicidade
Biden, em Manaus
No dia 7 de novembro, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, informou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizaria uma visita em Manaus, capital do Amazonas (região norte do Brasil), no dia 17 do mesmo mês. Na ocasião, o presidente americano cogita conhecer a Floresta Amazônica e se reunir com líderes locais e indígenas, que estão empenhados no trabalho de preservação e proteção do ecossistema brasileiro, considerado o maior do planeta.