O presidente dos Estados Unidos Joe Biden, disse em uma entrevista coletiva para os jornalistas nesta quarta-feira (28), na casa Branca, Washigton, que o presidente Russo, Vladimir Putin, estaria “perdendo a guerra no Iraque”. A gafe cometida pelo chefe de estado americano, corresponde à rebelião iniciada pelo Grupo Wagner que realizou uma incursão dentro do território russo.
Continua depois da Publicidade
De acordo com o Jornal americano “Wall Street Journal” desta quarta-feira (28), o chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, pretendia capturar o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e do general do Exército, Valery Gerasimov.
Entretanto, Biden foi cauteloso em seus comentários sobre os eventos ocorridos na Rússia, pois não quer apresentar motivos ao presidente russo para acusar o ocidente de uma possível conspiração internacional para derrubá-lo do poder.
Contudo, ao ser questionado pelos jornalistas sobre como o presidente Putin teria sido enfraquecido pelo “motim”, no final da semana passada, Biden respondeu que “é difícil dizer, mas ele [Putin] está claramente perdendo a ‘guerra no Iraque’. Ele está perdendo em casa e se tornou uma espécie de pária pelo mundo”.