Um apagão de energia, afetou todas as regiões do Brasil na manhã, desta terça-feira (15). Conforme o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a ocorrência desta terça aconteceu devido a uma “separação elétrica” das regiões Norte e Nordeste e das regiões Sul e Sudeste. Segundo o Ministério de Minas e energia, que está monitorando a situação, informou que já foram restabelecidas 85% das cargas de energia afetadas no Nordeste e o Norte está com 41%.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Segundo o MME, dos 85% de energia restabelecida no Nordeste, todas as capitais da região já estão com o fornecimento normalizado. Segundo a NOS, o apagão começou a ser registrado por volta das 8h31 (horário de Brasília). Na ocasião a carga do sistema elétrico brasileiro ficou em 25,9%.
Continua depois da Publicidade
Conforme o ONS, o Brasil registrava 73.484,7 MW as 8h30 (horário de Brasília). Entretanto, no minuto posterior a carga registrou a marca de 7% do potencial energético. O sistema é formado por quatro “subsistemas” divididos pelas regiões do país: Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. Somente o Estado de Roraima não faz parte do Sistema Integrado Nacional.
Conforme o ONS, no momento da ocorrência, a região Norte/Nordeste estava enviando grandes quantidades de energia para o subsistema da Sudeste/Centro-Oeste. Com a interligação afetada, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste não gerava energia suficiente para atender toda a demanda, então houve acionamento do chamado Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).
Informações do MME indicam que todas as capitais da região Nordeste já estão com o serviço de energia normalizados. O MME também informou que a situação nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste também já estão normalizados.