A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) debateu nesta sexta-feira (15) a possibilidade da criação de 45 novos municípios no Estado. A Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas (Faddeam), defendeu a pauta justificando, que muitos locais no interior do Estado tiveram uma forte expansão territorial e econômica, e os municípios onde estão localizados, não possuem estrutura suficiente para investimentos em infraestrutura.
A pauta foi discutida em audiência pública promovida pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT). O presidente da Faddeam, Reinaldo Serrão, recorreu à possibilidade de a Casa Legislativa realizar uma consulta pública nesses locais, a fim de decidirem se querem se desvincular de seus atuais municípios e se tornarem independentes.
Continua depois da Publicidade
Os locais identificados como possíveis fusões ou desmembramentos políticos, são:
- Parintins – Distritos de Vila Amazônia e do Mocambo;
- Urucurituba – Distrito de Itapeaçu;
- Itacoatiara – Distrito de Novo Remanso;
- Iranduba – Distrito de Cacau Pirera.
Durante a sessão, o deputado Adjuto Afonso (UB-AM) sugeriu a formulação de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para que o assunto seja discutido no Congresso Nacional, e o mesmo seja devolvido à Assembleia Legislativa do Amazonas e apreciado pelos parlamentares. O parlamentar também deu seu apoio ao movimento da emancipação das 45 comunidades do interior do Amazonas.