A oposição ao governo no Congresso protocolou, na manhã desta terça-feira (28), um requerimento da criação da CPI do Ministério da Educação (MEC). O documento foi apresentado pelo senado Randolfe Rodrigues (REDE-AP), que estava acompanhado pelas deputadas federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Luiza Erundina (PSOL-SP), entre outros parlamentares.
Continua depois da Publicidade
Segundo Randolfe, o requerimento já conta com a adesão de 31 senadores. “Em decorrência da prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro conseguimos, finalmente, as assinaturas que estavam para protocolar o pedido”, disse Rodrigues.
“Desde a semana passada é de conhecimento de todos, em áudio do ex-ministro Milton Ribeiro, que o presidente da República interveio de forma clara para impedir que a investigação avançasse, em um claro crime, conforme o Código Penal, de obstrução às investigações e de uso de investigações privilegiadas”, acrescentou Randolfe.
As investigações visam apurar um possível esquema de tráfico de influência e corrupção no Ministério da Educação, possivelmente comandado pelo até então Ministro da Educação, Milton Ribeiro, que foi preso na última semana e recebeu um habeas corpus e responde agora em liberdade por estas acusações.