Cirurgia

Lula recebe alta após cirurgia para retirada de lesão na laringe em São Paulo

Desde a campanha eleitoral, boatos sobre a saúde de Lula circulavam devido a sua voz cada vez mais desgastada em seus discursos, entrevistas e debates.


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi internado na manhã desse domingo (20), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a retirada de uma lesão benigna da prega vocal esquerda (leucoplasia). Durante a realização do procedimento cirúrgico, os médicos não encontraram a presença de algum tumor maligno (câncer – neoplasia). A cirurgia foi considerada um sucesso.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O petista recebeu alta na manhã dessa segunda-feira (21), segundo uma nota divulgada pela assessoria de imprensa do hospital. Antes da cirurgia, Lula passou por exames prévios, logo após voltar de viagem da Europa, onde encontrou o presidente e o primeiro-ministro de Portugal.

Continua depois da Publicidade

Lula também esteve no Egito, onde discursou em um painel paralelo da COP27 intitulado “Carta da Amazônia — uma agenda comum para a transição climática”, que integra a programação da conferência climática da ONU. Lula foi a convite do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), na quarta-feira (16). Entretanto, não participou do evento principal com outros chefes de Estado, pois ainda não tomou posse como presidente.

Desde a campanha eleitoral, boatos sobre a saúde de Lula circulavam devido a sua voz cada vez mais desgastada em seus discursos, entrevistas e debates. Há mais de 10 anos, Lula teve o diagnóstico de um câncer na laringe e precisou passar por uma quimioterapia.

Com o procedimento, Lula adia sua viagem à Brasília nesta semana, que poderá definir o desenho do grupo técnico do setor da Defesa na equipe de transição. Em publicação em uma rede social, Lula afirmou que já está em casa e que passa bem. “Bom dia. Já em casa, depois de um pequeno procedimento ontem. Tudo resolvido e bem. Boa semana para todos”, disse o presidente eleito.

Continua depois da Publicidade

No dia 12 de novembro, antes da sua viagem ao oriente médio, Lula passou por uma série de exames de rotina, que revelaram a presença de uma leucoplasia na laringe. Essas lesões se manifestam como placas brancas nas superfícies da mucosa oral, consideradas tumores benignos.