Ranking Nacional

Goiânia alcança “Top 5” entre as capitais mais sustentáveis do Brasil

"Criamos as bases para que Goiânia viva um novo ciclo de prosperidade nos próximos 10 anos", afirma prefeito.


De acordo com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), Goiânia está entre as 5 primeiras capitais do país em desenvolvimento sustentável. O anúncio foi feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis. Com 58,3 pontos, a capital de Goiás recebeu nota máxima nas categorias: “Indústria, Inovação e Infraestruturas”; “Energias Renováveis e Acessíveis”; e Percentual de Esgoto Tratado”.

Continua depois da Publicidade

“Criamos as bases para que Goiânia viva um novo ciclo de prosperidade nos próximos 10 anos. Isso foi feito diante do contexto histórico em que vivemos, com as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, por exemplo. Então, estar entre as cinco primeiras capitais no ranking do desenvolvimento sustentável é algo que muito nos honra e que mostra que estamos no caminho certo”, avalia Rogério.

Rogério Cruz analisa a boa colocação de Goiânia, mas afirma que será preciso evoluir constantemente, com a finalidade de ser a melhor do país, no quesito “erradicação da pobreza”. As outras capitais escolhidas, foram São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba.

Ao todo são avaliados 17 objetos e 169 metas que fazem parte de um acordo assinado pelos 193 estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil. As avaliações são divididas em: “Verde, Amarelo e Vermelho”.

Continua depois da Publicidade

A metodologia usada pelo (IDSC-BR) foi criada pela rede (SDSN) (UN Sustainable Development Solution Network) criada dentro da (ONU) para incentivar conhecimentos técnicos e científicos da academia e da sociedade civil, além do setor privado para a resolução em escalas locais e nacionais dos problemas socioambientais do planeta.

 

Continua depois da Publicidade