Os fretes de caminhões no Brasil já contam com aplicativos e plataformas digitais. Essa tecnologia permite que estes serviços sejam contratados sem a necessidade de ser cliente fixo e até mesmo de, por parte do caminhoneiro, ter um grande volume de veículos. Tudo se resolve com apenas um clique no celular.
Continua depois da Publicidade
A dinâmica é a mesma utilizada por motoristas de aplicativos de viagens, considerando a proximidade e destino. Hoje em dia, já existem empresas de aplicativos específicas para o setor. De acordo com o criador de uma dessas plataformas digitais, Frederico Veiga, 70% a 80% da economia no Brasil é transportada por caminhoneiros autônomos, que rodam com os veículos vazios entre 40% e 55% do tempo dele.
“Imagina como seria ficar 40% a 55% do ano sem trabalhar. Ninguém vai conseguir sustentar a sua família. Então, com a plataforma a gente diz assim, caminhoneiro, você baixa o aplicativo e encontra a carga para ir e voltar para sua casa, além de proteger os caminhoneiros e os donos da carga de assaltos nas estradas”, explica.
Conforme Frederico, os caminhoneiros na maior parte do tempo, não irão rodar vazios e as transportadoras podem conseguir uma maior atuação no território nacional. Segundo o empresário, para fazer parte da plataforma virtual não há dificuldades. “A gente tem dois modelos de negócios. A empresa que tem carga, a transportadora, se cadastra e paga uma mensalidade para usar a plataforma. Para o caminhoneiro é 100% grátis. Mas, quando o pagamento é feito na conta do caminhoneiro, a gente ganha também dinheiro. Mas a gente decidiu passar uma parte grande dos ganhos para o caminhoneiro. Negociamos combustíveis com uma rede de postos de combustíveis, dando descontos no combustível, além de darmos benefícios também aos caminhoneiros”, declarou.
Continua depois da Publicidade
Em um estudo realizado pela empresa de Frederico, o número de buscas de frete rodoviário feitas pelos motoristas aumentou 165% no mês de novembro de 2022 em comparação com o mesmo mês de 2021. Também houve no mesmo período um crescimento de 28% do total de caminhoneiros cadastrados na plataforma, comprovando que os motoristas estão cada vez mais apostando na digitalização para resolverem o problema da falta de cargas do mercado.