Após a declaração oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h55 (horário de Brasília) sobre a vitória de Lula (PT), o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) se mantém em silêncio há mais de 18 horas. Até as 14h desta segunda-feira (31) o presidente não divulgou pronunciamento oficial.
Continua depois da Publicidade
Conforme informações coletadas de jornalistas que acompanhavam o atual presidente na expectativa da apuração, depois do fechamento das urnas, às 17h, um comboio de veículos saiu do Palácio do Alvorada e foi até a Granja Torto, em Brasília, onde reside o atual ministro da Economia, Paulo Guedes. A comitiva voltou à residência oficial do presidente (Alvorada) às 21h. A bandeira do Brasil foi erguida, sinalizando que o presidente estava no local. Logo após às 22h, as luzes do palácio foram apagadas.
Nessa segunda-feira (31), Bolsonaro recebeu a visita do filho mais velho, senador Flávio Bolsonaro (PL), por volta das 7h40. O parlamentar chegou ao Palácio da Alvorada, em Brasília, dirigindo seu carro. O coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, ajudante de ordens do presidente, também chegou cedo à residência oficial.
Continua depois da Publicidade
O atual chefe executivo federal não sinalizou até o momento, nenhuma pista ou informação sobre seu pronunciamento do resultado da noite de domingo, 30, nem sequer cumprimentou o presidente eleito. Isolado no Palácio do Alvorada, em Brasília, o presidente ficou incomunicável para a maior parte dos aliados políticos atendendo apenas os mais próximos. Bolsonaro se recusou a receber seus ministros, parlamentares e pastores que tentaram se encontrar com ele após a derrota. Ministros como da Casa Civil, Ciro Nogueira e Fábio Faria da pasta das comunicações, não foram atendidos pelo presidente.