O governo do Estado do Acre, participou nesse domingo (11), através da Secretaria de Estado de indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) do encerramento do evento internacional “Expo Madre de Dios”, em Puerto Maldonato no Peru. O governo acreano apresentou suas potencialidades no evento de promoção de investimento bilateral. Essa é a maior feira de negócios da região no país. O secretário da (Seict), Assurbanipal Mesquita, afirmou a prospecção de produtos acreanos e a criação de uma Missão Técnica para o alinhamento dos interesses econômicos do estado.
“A avaliação é muito positiva. Empresários acreanos que aceitaram o convite e vieram até Puerto Maldonato prospectaram negócios, entre eles a Boot Norte, a Nutrak e o setor da castanha tiveram intercâmbios econômicos concretizados. A convite do governador Jefferson Gonzales, o governador Gladson Cameli determinou que retribuíssemos a participação peruana na Expoacre deste ano, aproximando as relações com o Peru”, declarou Mesquita.
Continua depois da Publicidade
A delegação acreana em Puerto Maldonato, contou com: a Federação da Indústria, representada pelo empresário Francisco Assis, e o sindicato das indústrias de castanha, representado pelo empresário Eder Franck. O deputado estadual Cadmiel Bonfim (PSDB) representou a Assembleia Legislativa do Estado do Acre.
A feira apresentou uma série de atividades como o Fórum Internacional de investimentos, seminários e rodadas de negócios. No sábado (10), a caravana acreana esteve presente em uma palestra sobre economia circular. Conforme o italiano Davide Bellini, que representou a CESVI, estratégias e experiências para a circulação de produtos e materiais em seu valor mais alto com foco na regeneração da natureza foram abordados no evento. O encontro também contou com empresários da Jaces Trade Logistic S. A. empresa que prospecta negócios com a China e Palestina.
Os representantes do governo do Acre, participaram também do I Simpósio de Aquicultura, onde também foram convidados para degustarem produtos regionais. Jimmy Fernando, diretor regional de produção, falou das oportunidades de negócios entre os estados e destacou a importância da Missão Técnica de alinhamento dos interesses econômicos entre Acre, Pando e Madre de Dios.
Continua depois da Publicidade
“Estamos diante de uma oportunidade ímpar e de diversos fechamentos econômicos que devem ser norteados por uma missão técnica para alinhar os interesses econômicos dos países, a organização de cadeias produtivas para geração de riquezas com a importação e exportação de produtos”, relatou Fernando.
Segundo, Marcos Moraes, diretor de comercialização da Seict, a participação do Acre no evento possibilitou maior interação entre os produtos dos dois países e a fomentação de negócios entre as empresas. Conforme Mesquita, o ambiente favorável do Acre no “Expo Madre de Dios” tem a visão do governador Gladson Cameli. “Foi Recentemente estabelecida parceria para fortalecer o intercâmbio na rota do pacífico. O objetivo de integração comercial determinado pelo governador vem sendo cumprido, assim como o resgate dos compromissos com as autoridades de Madre de Dios”, concluiu.