Emprego

Wilson Lima anuncia ampliação dos serviços do Sine Amazonas para 2023

O processo de descentralização dos serviços do Sine Amazonas, para aproximar o cidadão ao poder público, será a implantação de novos postos da instituição dentro das unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), prevista para ocorrer no ano de 2023.


O governador Wilson Lima anunciou, nesta terça-feira (08/11), na sede do Sine Amazonas, na zona centro sul de Manaus, a ampliação do acesso aos serviços do Sistema do (Sine/AM), ao divulgar balanço que aponta 27 mil vagas ofertadas pela instituição. Os dados são referentes aos quatro anos de gestão do governo amazonense. Conforme o governador, um trabalho de descentralização do órgão será realizado a partir de 2023, que propõe disponibilizar ônibus itinerantes de atendimento em bairros da capital e municípios do interior.

Foto: Luca Silva SECOM/AM

“A gente está ampliando nossa estrutura para os próximos anos. Vamos ter uma unidade móvel para chegar àquelas regiões em que muitas vezes as pessoas não têm acesso a esse serviço. Inclusive no interior, como no caso de Humaitá, no sul do Amazonas, com um potencial para atividades produtivas como a pecuária e a plantação de grãos”, relatou o governador.

Continua depois da Publicidade

O Sine Amazonas é coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), subserviente a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Continuando com o processo de descentralização dos serviços, e aproximar o cidadão ao poder público, será a implantação de novos postos de atendimento do Sine dentro das unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), prevista para ocorrer no ano de 2023. Wilson destacou que ao anunciar todas essas medidas, considera muito importante para o trabalhador nesse final de ano, em que as vagas de empregos estão mais evidentes.

Foto: Luca Silva SECOM/AM

“É um momento simbólico, a gente está se aproximando do final do ano, é quando surgem as vagas temporárias. Esse é um ano em que a gente tem, além do Natal e do Réveillon, Copa do Mundo; vamos ter um incremento de empregos temporários. É importante para quem está à procura de um primeiro emprego, para ter a oportunidade de conseguir um emprego fixo”, acrescentou o governador.

Continua depois da Publicidade

Uma das pessoas presentes ao Sine à procura de emprego, Aldineia Santos, 37, falou sobre a importância de te uma oportunidade de trabalho. “Esperei quase cinco anos por um emprego na indústria. Acho muito bonito o trabalho. Vai ser um momento inesquecível, creio que agora eu vou conseguir”, disse.

Conforme dados do Sine, mais de 38 mil profissionais foram encaminhadas para o preenchimento das vagas ofertadas. Segundo o governador, mais de 1,2 mil pessoas devem ser encaminhadas para vagas de emprego neste fim de ano, especialmente na área do comércio. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) 60 mil empregos formais foram criados no Amazonas, desde 2019, em todos os setores da economia.

Continua depois da Publicidade

A estimativa para o final de ano é que, nesses dois últimos meses de 2022, sejam oferecidas 300 vagas de emprego pelo Sine Amazonas e mais de 1,2 mil pessoas sejam encaminhadas para entrevistas.