Após 200 dias letivos, a Prefeitura de Manaus concluiu, nesta segunda-feira, 26/12, o ano escolar de 2022 de 473 unidades de ensino coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), nas zonas urbanas e rural/rodoviária, além das situadas à margem do rio Amazonas. As escolas municipais localizadas à margem do rio Negro atendem a um calendário diferenciado e encerraram o ano letivo mais cedo devido ao período de vazante.
Continua depois da Publicidade
Ao todo, 241.784 estudantes foram atendidos neste ano com carga de 800 horas para estudantes da educação infantil e do ensino fundamental – anos iniciais e de mil horas para estudantes do ensino fundamental – anos finais.
Em 2022, o trabalho pedagógico foi norteado pela temática “Escola e Sociedade – Construção coletiva de uma educação de excelência para Manaus”, a fim de estimular e aprimorar o processo educacional com a comunidade escolar nas unidades de ensino.
Segundo o diretor do Departamento Geral dos Distritos (DEGD), Evaldo Bezerra, apesar de ter iniciado o trabalho pedagógico deste ano ainda com a pandemia, as atividades dentro das escolas foram normalizadas, traduzindo-se em um período de êxito no aspecto pedagógico.
Continua depois da Publicidade
“Conseguimos também ter um número significativo de alunos frequentando as nossas escolas, além da aprovação dos nossos alunos com resultados satisfatórios. Foi um ano de muito trabalho e ações, graças ao nosso prefeito David Almeida e a nossa secretária de Educação Dulce Almeida, que tem tido esse olhar diferenciado para a educação. Isso tem feito a diferença dentro das nossas escolas”, explica o diretor.
Continua depois da Publicidade
Destaques
Entre as ações pedagógicas desenvolvidas neste ano escolar, destacam-se: a Semana da Pessoa com Deficiência, em agosto, com 6.942 estudantes; horta escolar, de fevereiro a dezembro, com alunos da classe especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Especial, totalizando 2.111 alunos atendidos.
Na perspectiva da educação não formal, o projeto “Contação de história”, com a média de 9.800 alunos do ensino fundamental I (1° ao 5°), além do reconhecido “Manaus te quero verde”, que alcançou a meta de 7.239 mudas plantadas.