Com uma cerimônia de abertura repleta de simbolismos amazônicos e com muito boi bumbá de David Assayag, e Hino Nacional cantado por Márcia Siqueira, o campeonato amazonense teve seu início nesse sábado (28) às 19h na Arena da Amazônia, em Manaus. O evento movimentou a noite do manauara que prestigiou logo no jogo de abertura o clássico amazonense Rio Negro x Nacional (Rio-Nal).
Continua depois da Publicidade
A emoção da volta do futebol amazonense no ano de 2023 ficou estampado nos participantes e realizadores do vento. Conforme o diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR) Jorge Oliveira, o trabalho para recuperação dos estádios mostra o compromisso do governo do Amazonas para o esporte local.
“Ficamos felizes que iniciamos o Barezão 2023 com esse clássico, todos os estádios administrados pelo Governo do Amazonas passaram por revitalização nos gramados e estão preparados para a temporada do futebol amazonense. Estamos nos dedicando ao máximo para fortalecer os clubes profissionais e queremos que essas equipes alcancem a elite do futebol brasileiro”, declarou Jorge.
Segundo o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, a entidade preparou uma festa bonita para valorizar o futebol amazonense. “Espero que os investimentos feitos pelos clubes possam trazer de volta o torcedor amazonense para os estádios, e espero que o “cliente” goste, e que o campeonato seja muito competitivo. É para isso que essa administração vai trabalhar e agora a floresta é a bola da vez”, afirmou o presidente da FAF.
Continua depois da Publicidade
O amazonense pôde sentir a força do futebol local, onde viu uma partida com muita vitalidade, no clássico válido pela primeira rodada do campeonato amazonense. O primeiro tempo da partida começou com um certo domínio do Nacional, se materializando aos 22 minutos com o gol de Léo Aquino para o Leão da Vila municipal.
Continua depois da Publicidade
Ricardo Nascimento, torcedor fervoroso do Nacional, destacou seu amor pelo time, além de elogiar o trabalho realizado pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), na organização do evento. “Com certeza estamos hoje celebrando o maior espetáculo da terra, e a abertura do campeonato está ótima, e com muita humildade e trabalho sério, nós vamos brigar e por ser o maior campeão do estado, tenho a certeza de que o peso da camisa do [Naça] vai ser importante, disse.
Jean Silva, torcedor do Atlético Rio Negro, clube que voltou esse ano à primeira divisão do futebol amazonense, disse que confia no trabalho e acredita na evolução do time. “Nós, como torcedores, sempre acreditamos que o time vá melhorar e trazer muitas vitórias e títulos. Vamos acreditar”, disse.
Já nos acréscimos, aos 51 minutos do segundo tempo, em uma falha do sistema defensivo azulino, o Galo da Praça da Saudade chegou ao empate com gol de Marcos Vitor. O árbitro finalizou a partida com o resultado de 1 a 1. O campeão e vice da competição organizada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) garantem vaga na Copa do Brasil, Série D do Campeonato Brasileiro e Copa Verde de 2024.
Primeira Rodada
E, neste domingo (29), a Arena da Amazônia também recebeu a partida entre Manaus e Parintins F.C., às 10h e o resultado ficou também no empate em 1 a 1. No mesmo dia e horário, nesse domingo, o Iranduba encarou o Princesa do Solimões no Estádio Ismael Benigno em Manacapuru, onde foi derrotado pelo placar de 2 a 1 pelo “tubarão”. E, finalizando a primeira rodada, o Manauara E.C. derrotou o Amazonas F.C. por 2 x 0, no Estádio Carlos Zamith, na zona Leste de Manaus.
Na ponta da tabela desta primeira rodada, está o Manauara e o Princesa, com três pontos cada. Pelo saldo de gols, o Manauara é o atual líder do Barezão.