Mundo Encantado do Natal

Museu do Seringal recebe Mundo Encantado do Natal nesta quinta, com entrada franca

De acordo com secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, mais de 300 ações estão previstas nos 40 dias de programação, e o principal objetivo da ação é descentralizar o acesso às manifestações culturais deste período natalino.


Nesta quinta-feira (08/12), das 9h ao meio-dia, o Museu do Seringal Vila Paraíso recebe o Coral do Amazonas, com repertório natalino especial da programação gratuita do “Mundo Encantado do Natal” e a Missa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do estado. A programação, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, visa fomentar o turismo e a simbologia das datas.

Foto: Marcello de Paulo

O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, informa que “O Mundo Encantado do Natal” garante atrações natalinas inclusive na zona rural da capital. De acordo com o chefe da pasta, mais de 300 ações estão previstas nos 40 dias de programação, e o principal objetivo da ação é descentralizar o acesso às manifestações culturais deste período natalino.
“É uma determinação do governador Wilson Lima ocupar os espaços culturais e históricos da cidade com a programação artística natalina, que não se prende somente ao Largo de São Sebastião. É uma forma planejada de alegrar os visitantes dos ambientes culturais e fomentar a economia por meio da arte, que tem chegado a mais lugares. Temos a previsão de gerar em torno de 1,8 mil postos de trabalho, o que é muito significativo”, diz o secretário.
De acordo com o gerente do Museu do Seringal, Agnaldo Souza, a programação acontece na Capela do local e fortalece o costume dos turistas buscarem espaços culturais e aprenderem sobre a história do Amazonas.

Continua depois da Publicidade

Foto: Marcello de Paulo

“As apresentações levam a simbologia do Natal aos turistas, fortalecendo o costume de visitação que, além de levar a arte, ensina, por meio do espaço cultural, a história do período da borracha no século XIX, época de ascensão econômica do Amazonas. Além disso, teremos nesse dia a Missa de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira do estado, que é uma demonstração de fé e história do povo amazonense”, conta o gerente do Museu.
Agnaldo Souza esclarece que a entrada no Museu é gratuita. No entanto, para chegar ao local, situado no igarapé São João com o afluente do Igarapé do Tarumã-Mirim, zona rural de Manaus, os turistas necessitam do transporte fluvial. O trajeto ao local é feito pelas lanchas da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf), certificada como transportadora turística, na Ponta Negra, zona oeste.
“Para visitar o museu, os visitantes podem embarcar nas lanchas da Acamdaf, com passagem que custa R$ 21 a ida, e R$ 21 a volta. As embarcações saem a cada uma hora da Marina do Davi”, explica o gerente.
O Museu do Seringal apresenta espaços que reproduzem o funcionamento do ciclo da borracha, mostram o modo de vida do seringueiro e do seringalista e, principalmente, proporcionam uma imersão histórica aos visitantes.

Foto: Marcello de Paulo