Mineração

Tocantins estimula investimentos em mineração em Monte do Carmo no valor de R$ 1 bilhão

De acordo com empresário, Kurt Herwing, ”a riqueza da natureza geológica do local ajuda, a Serra do Carmo tem histórico, desde a época dos bandeirantes, na produção de ouro.


O governo do Tocantins está trabalhando, através de suas secretarias de estado, para a viabilização de 800 empregos diretos por meio da mineração de ouro, no município de Monte do Carmo, localizado a 89 km da capital Palmas. Os investimentos correspondem um total de R$ 1 bilhão e a empresa canadense, Serra Alta Mineração está à frente do projeto com a previsão do início das atividades no ano de 2025.

Foto Divulgação: Prefeitura de Monte do Carmo

O Instituto Natureza de Tocantins (Naturatins), órgão do governo estadual, com a Agência de Mineração do estado (Ameto), além do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), vem trabalhando com a empresa mineradora e a prefeitura de Monte do Carmo, para obter apoio e incentivos ao empreendimento, em consonância com órgãos reguladores para que todas as normas sejam atendidas com qualidade, segurança e agilidade.

Continua depois da Publicidade

De acordo com Mauro Mota, presidente da Ameto, os órgãos estaduais são os principais parceiros que ajudam na aproximação da mineradora com os serviços públicos do estado. “Também repassamos as informações que existem. Somos muito antenados com a Agência Nacional de Mineração, com o Ministério de Minas e Energia, com os órgãos de controle, os serviços geológicos, entre outros parceiros. Nosso interesse maior é estreitar essa relação, que tem que existir entre a empresa e o serviço público”, afirmou.

Conforme o diretor de operações da empresa canadense, Kurt Herwing, ”a riqueza da natureza geológica do local ajuda, a Serra do Carmo tem histórico, desde a época dos bandeirantes, na produção de ouro. A existência de seculares garimpos, e também a oportunidade de uma pequena empresa instalada aqui nos oferecendo as propriedades minerais, foi isso que nos trouxe para cá”, disse o empresário.

Sobre as licenças ambientais, o presidente do Naturatins, Jayme da Silva, declarou que os trâmites estão avançados. “Trata-se de promover a agilidade do órgão ambiental no desenvolvimento econômico e sustentável do estado, sempre obedecendo à legislação ambiental vigente na sua íntegra. Garantindo dessa forma que o Tocantins se desenvolva, gerando emprego e renda”, concluiu Jayme.

Continua depois da Publicidade