A Marinha do Brasil realiza, nesta quarta-feira (3) no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), Rio de Janeiro, uma cerimônia de qualificação do submarino nuclear brasileiro (propulsão nuclear – SCPN). O evento será comandado pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear da força militar.
Conforme a Marinha, o evento irá permitir uma melhor avaliação da capacidade ímpar de um país no hemisfério sul, de construir esse tipo de embarcação militar. O acontecimento irá definir o corte da primeira chapa de aço, marcando o início da etapa de construção do submarino, denominada de ‘Seção de qualificação’, que irá trazer a possibilidade de engenheiros, técnicos e operários de realizarem suas atividades e testes.
Continua depois da Publicidade
A fase inicial do trabalho certifica que todos os processos atendam todas as especificações, além de possuir o nível de qualidade necessário para a homologação e autorização para o início da construção do casco do submarino.
A instituição militar afirma que as características do modelo dessa embarcação elevam a capacidade do Brasil de proteger e patrulhar sua costa marítima e contribuir para garantir a proteção da soberania nacional.