Foi aprovado, no último dia 05, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, o Projeto de Lei (PL-4.890/2019), de autoria do senador Chico rodrigues (PSB-RR) que dispõe de incentivos fiscais a empresas e empregadores que contratarem pessoas com 60 anos ou mais.
Conforme o autor do projeto, a ação visa promover uma maior inclusão a essa classe de trabalhadores, com a experiência de anos no mercado de trabalho, assim como enfrentar a questão do desafio do envelhecimento (com lucidez) da população brasileira.
Continua depois da Publicidade
“Nós entendemos, como já acontece no mundo inteiro, que as pessoas acima dos 60 anos, tem um vigor e vitalidade enormes para o trabalho. Hoje, no Brasil, a expectativa de vida do brasileiro já ultrapassa os 74 anos. E nós estamos prestando um grande serviço para o país com a inclusão dessas pessoas e também ajudar essas empresas na economia de tributos e ganho de experiência e qualidade em seu corpo de funcionários”, disse o senador Chico Rodrigues.
Segundo o texto do PL, os contratantes podem inferir o valor de um salário mínimo a cada semestre de contrato de trabalho de um colaborador com idade igual ou superior a 60 anos dos 20% da Contribuição Patronal sobre a folha de pagamento, segundo constituído na Lei 8.212/1991. Essa determinação fiscal terá uma duração de cinco anos.
Rodrigues justifica a ação como uma forma de dar mais efetividade ao Estatuto do idoso (Lei nº 10.741/2003), que tem o objetivo de estimular a contratação de idosos no mercado de trabalho. Para o senador, o trabalhador que já está na terceira idade tem sofrido preconceito, quanto a sua capacidade de produtividade em suas funções desempenhadas.
Continua depois da Publicidade
O PL segue agora para a Câmara do Deputados para posterior promulgação pelo presidente da República, ou, em caso de silêncio do executivo por 15 dias úteis, o presidente do Senado se torna o responsável pela promulgação.