Na manhã desta quarta-feira (12/07), por iniciativa do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), a Câmara Municipal de Manaus (CMM), aprovou o requerimento para a realização de uma audiência pública sobre a data-base dos servidores da saúde do município. O requerimento que propõe a realização de audiência por meio da Comissão de Saúde da Câmara (Comsau), para discutir o atraso do pagamento da data-base da saúde, foi aprovado por unanimidade na Casa Legislativa.
Continua depois da Publicidade
De acordo com o parlamentar, a medida é mais do que valorizar o servidor, é uma questão de justiça e dignidade. “Com a audiência pública, poderemos ouvir os anseios da categoria e consequentemente a pasta da saúde e os técnicos da Prefeitura de Manaus. Agradeço imensamente aos colegas vereadores pela aprovação”, pontuou.
Na visão do vereador, o prefeito David Almeida tem a sensibilidade necessária para reverter a situação, e a audiência pública será uma grande oportunidade para que a Secretaria Municipal de Finanças de Manaus (Semef), apresente uma possível solução e a lei seja cumprida.
Continua depois da Publicidade
“Manaus está pela quinta vez no topo do Previne Brasil, o programa nacional que avalia o desempenho e a qualidade dos serviços de Atenção Primária em Saúde (APS) oferecidos pelos municípios, e isso se deve ao trabalho árduo destes servidores,” finalizou o vereador.
O vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), também votou favorável à realização da audiência pública, enfatizando que a discussão sobre a data-base não deve ser encarada como uma mera formalidade, mas sim como um compromisso com a valorização dos servidores e a melhoria dos serviços prestados à população de Manaus.
Continua depois da Publicidade
“É fundamental garantir a valorização dos servidores da saúde de Manaus, e a data-base é um mecanismo essencial para isso. Nesse momento de desafios e demandas crescentes na área da saúde, é imprescindível assegurar condições dignas de trabalho e uma remuneração justa para esses profissionais. A realização da audiência pública é um passo importante para promover o diálogo entre todas as partes envolvidas e encontrar soluções que conciliem as necessidades dos servidores com a realidade econômica do município. Nosso objetivo é alcançar um consenso que beneficie tanto os servidores quanto a população de Manaus, garantindo um serviço de qualidade e valorizando aqueles que estão na linha de frente do atendimento”, disse Cordovil.