AUDITORIA

TCU vai investigar gastos do cartão corporativo de Lula

O processo está em tramitação na corte e após as análises será apreciado pelos ministros.


O Tribunal de Contas da União (TCU) acolheu, nesta segunda-feira (19), uma determinação da Câmara dos Deputados e abriu um processo para investigar os gastos do cartão corporativo do presidente Lula (PT).

Continua depois da Publicidade

O requerimento de abertura de investigação foi apresentado pelo deputado Kim Kataguiri (UB) e aprovado no mês de maio pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, entretanto, o pedido só foi atendido neste mês de junho.

O TCU informou que o processo está em tramitação na corte e após as análises será apreciado no plenário do tribunal. A relatoria do caso está sob o comando do ministro Jhonathan de Jesus, que já foi deputado federal pela sigla do “Republicanos”. O magistrado foi conduzido ao cargo no início deste ano.

Conforme o pedido realizado por Kataguiri, é preciso verificar se os gastos “foram realizados de maneira responsável, eficiente e em conformidade com as normas e regulamentos vigentes”.

Continua depois da Publicidade

“A realização da referida auditoria pelo TCU possibilitará uma análise minuciosa dos gastos efetuados com o cartão corporativo, por meio da análise de dados e documentações pertinentes. Dessa forma, será possível verificar se tais despesas foram realizadas de maneira responsável, eficiente e em conformidade com as normas e regulamentos vigentes”.

Continua depois da Publicidade

De acordo com dados divulgados pela transparência nacional, nos primeiros três meses do governo Lula, foram gastos no cartão corporativo, cerca de R$2,5 milhões. Em comparação com os primeiros meses do governo anterior (Bolsonaro) os gastos estão estipulados em R$2,4 milhões.