Após visita a Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou para a Espanha, onde está sendo recepcionado nessa quarta-feira (26) pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez, em Madri, capital do país europeu. Na ocasião o presidente do Brasil e o chanceler espanhol, firmaram três acordos entre os dois países nas áreas da: Educação, Trabalho e Ciência e Tecnologia.
Dos acordos firmados entre as nações está um “memorando de entendimento” sobre uma cooperação entre o Ministério do Trabalho e Economia social do Reino da Espanha e o Ministério do trabalho brasileiro.
Continua depois da Publicidade
O segundo acordo firmado, está a assinatura de uma “carta de intenções” na área de Ciência, Tecnologia e Inovação entre os Ministérios de Ciência, Tecnologia do Brasil e da Espanha, e a financiadora de estudos e projetos, o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) do Reino da Espanha.
E o terceiro combinado entre os países, está um “memorando de entendimento entre o Ministério de Universidades do Reino da Espanha e o Ministério da Educação do Brasil no intuito de cooperação no Ensino Superior Universitário”.
Em julho a Espanha assume a presidência da União Europeia e nos dias 17 e 18 do mesmo mês, será realizada uma reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) do bloco econômico europeu na cidade de Bruxelas, capital da Bélgica e na ocasião o presidente Lula deve participar do evento. A Espanha é uma das defensoras da entrada do Brasil na Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cujo país faz parte da associação.