O vice-prefeito Marcos Rota (PP) foi anunciado como novo secretário municipal chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus. A solenidade oficial de posse será na próxima sexta-feira (17), na sede da Prefeitura, na Zona Oeste da capital amazonense.
Continua depois da Publicidade
“Recebi com alegria e com muita responsabilidade essa nova missão. Sempre tenho dito que onde eu puder servir melhor a cidade que me acolheu, eu servirei. Irei retribuir mais esse voto de confiança do prefeito com ações de valorizem a minha indicação”, afirmou Rota.
O vice-prefeito foi leal ao prefeito David Almeida ao abrir mão de uma possível candidatura ao legislativo para se licenciar da Secretaria Municipal de Infraestrrutura (SEMINF) e colocar seu nome à disposição para ser uma das opções de indicação de Almeida para vice-governador, ao lado do governador Wilson Lima. Na SEMINF, o vice-prefeito foi substituído pelo atual secretário, Renato Jr., que tem se destacado à frente de diversas obras, entre elas o Programa Asfalta Manaus.
Paciente, Marcos Rota soube esperar o momento certo de retornar ao game político de forma intensa, assumindo a posição de maior destaque entre os secretários municipais, comandando a Casa Civil.
Continua depois da Publicidade
Hábil articulador, Marcos Rota será peça fundamental na corrida eleitoral que está às portas, em 2024. O detalhe é que ele não poderá mais ser candidato a vice, pois vem ocupando esse cargo durante três mandatos seguidos.
Certamente, esse movimento do prefeito David Almeida no tabuleiro político, preparando seu time para chegar forte à reeleição, seja uma das primeiras importantes decisões que o gestor fez questão de anunciar. E o grupo, liderado pelo prefeito e governador, se consolida com medalhões da política amazonense e novos nomes que se consolidam, como o do vice-governador Tadeu de Souza.
Continua depois da Publicidade
Histórico de peso
Rotta foi eleito e reeleito deputado estadual por quatro mandatos consecutivos (1999 – 2014). Em 2014, foi eleito deputado federal. No decorrer desse período, também fez parte do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon – 2011 a 2014). Em 2016, renunciou ao mandato de deputado federal (na Legislatura 2015–2019), para assumir o mandato de vice-prefeito do município de Manaus na gestão anterior, e atuou como secretário municipal de Infraestrutura, entre maio de 2017 a abril de 2018.
Licenciou-se do cargo de vice no dia 16 de agosto até 31 de dezembro 2018, que, a convite de Amazonino Mendes, assumiu a Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus, onde atuou por quatro meses na execução do projeto que revitalizou quase 200 quilômetros da malha viária da cidade de Manaus.