Opinião
Antonio Ximenes

OPINIÃO

Francisco, o Papa da Paz, completa hoje dez anos de Pontificado

Suas atitudes em favor do término dos conflitos no planeta têm levado a uma reflexão da necessidade de uma solidariedade global


Com mais de um bilhão de católicos no mundo, a Igreja Católica é uma liderança global que tem vital importância na cultura ocidental.

O Brasil, com mais de 150 milhões de católicos, é a nação com maior representatividade de fiéis que seguem o catolicismo.

Continua depois da Publicidade

Imagem: YouTube/TV Brasil

Hoje (13/03/2023) o Papa Francisco completa 10 anos de Pontificado. Sua simplicidade, humildade, estatura moral e espiritual fazem dele um símbolo da Paz Mundial.

Suas atitudes em favor do término dos conflitos no planeta têm levado a uma reflexão da necessidade de uma solidariedade global em apoio às populações vítimas da guerra no Sul do Sudão, República Democrática do Congo e, mais recentemente, da Ucrânia.

Ele viajou à África levando sua mensagem de Paz e recentemente se apresentou para fazer parte de uma cúpula que levasse ao fim da guerra que mata russos e ucranianos no Leste europeu.

Continua depois da Publicidade

Pela floresta e os povos da Amazônia escreveu a encíclica Laudato Si (sobre o cuidado da Casa Comum), o mais importante documento da Igreja Católica em mais de dois mil anos, onde defende a natureza e suas civilizações frente a devastação que afeta a maior floresta tropical do planeta.

MANAUS com o seu cardeal FRANCISCANO, Leonardo Ulrich Steiner, o primeiro da história na região, também sente a mão humanista de Francisco em suas áreas missionárias, paróquias e prelazias.

Continua depois da Publicidade

O Papa da humildade, também é o da sustentabilidade planetária, à luz do Acordo de Paris e da fraternidade universal, por um mundo de Amor e Paz entre homens, mulheres e a natureza.

Os dez anos de Pontificado do Papa Francisco representam mais de cem anos de esperança para a Humanidade.