A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (10), uma operação com objetivo de apurar suspeitas de um esquema de lavagem de dinheiro oriundos do comércio de ouro ilegal. A irmã do governador de Roraima, Antônio Denarium, Vanda Garcia, é um dos alvos da busca da operação policial.
Oito mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima e executados pelos agentes da PF nos estados de Roraima e Pernambuco. O intuito das investigações é apurar um esquema de lavagem de dinheiro que já teria movimentado R$ 64 milhões em 2 anos.
Continua depois da Publicidade
As averiguações começaram com o recebimento de informações sobre uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a um dos suspeitos em uma rodovia de Roraima. Durante a ação, os policiais encontraram inconsistências na narrativa dos passageiros, que tentaram encobrir uma viagem ao estado de Rondônia que havia acontecido recentemente.
Conforme a PF, análises feitas pela corporação indicaram envolvimento do passageiro com outros suspeitos investigados e conseguiram revelar um esquema que teria sido responsável pela movimentação milionária. Os valores vinham da compra e venda de ouro ilegal e contava com empresas de fachada para dar legalidade às transações financeiras.
A assessoria do governador Antonio Denarium informou em nota que, o governador desconhece o teor da investigação e “espera que as eventuais responsabilidades sejam apuradas na forma da lei”.